- Como deixar seu ambiente de trabalho mais agradável? – Nova Gestões

Como deixar seu ambiente de trabalho mais agradável?

Como deixar seu ambiente de trabalho mais agradável?

É no local de trabalho, que os brasileiros passam boa parte do seu dia. Quando o clima favorece a relação entre as pessoas e estimula a concentração, o trabalho flui com muito mais facilidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, no entanto, 90% dos trabalhadores do mundo estão submetidos a uma forte carga de estresse e ansiedade. Mas, afinal, como manter um ambiente agradável para os colaboradores e, ao mesmo tempo, garantir bons resultados e produtividade que a empresa precisa para manter-se economicamente saudável?

Foi pensando nessas questões, que a equipe gestora de um dos mais tradicionais escritórios de advocacia de Curitiba, decidiu investir em treinamentos que contribuíssem para o relacionamento interpessoal entre os colaboradores. “Para conseguir enfrentar a rotina de processos, metas e resultados é preciso pensar também na capacidade física e emocional das pessoas. Assim, podemos pensar em um ambiente de trabalho mais cooperativo e também em um melhor atendimento ao cliente”, explica um dos diretores da empresa, Juliano Skrzyszowski. Para quem quer replicar a fórmula de sucesso e trazer mais equilíbrio nas relações de trabalho, algumas dicas podem ser adotadas:

1.    Faça parte do time: Nenhum trabalho é totalmente independente e todas as funções são importantes. O trabalho em equipe é parte do sucesso, por isso, ofereça ajuda, pergunte quando tiver dúvida, observe o trabalho e o resultado dos colegas que estão há mais tempo na empresa. Absorva o que for positivo e seja compreensivo com as possíveis falhas.

2.    Reconheça um bom trabalho: Agradeça sempre: uma atitude simples que tem um alto impacto na produtividade e também na convivência com a sua equipe. Olhe nos olhos, dedique um pequeno momento do seu dia para reforçar quando um colega de trabalho (seja ele subordinado ou superior) desempenhar uma atividade com excelência. “Agradecer ajuda estimular boas atitudes na equipe”, reforça a especialista em treinamento de equipes, Marlene Hahn Keidroski.

3.    Respeite: Coloque-se no lugar do outro. Seja ele seu cliente, seu colega de setor, seu funcionário ou seu chefe. Entenda que os outros têm contexto de vida, necessidades, defeitos e qualidades diferentes dos teus. Evite julgamentos, rótulos e fofoca, eles podem deixar a sua rotina de trabalho insuportável. “Quando eu julgo e rotulo o outro eu me fecho para as qualidades que essa pessoa tem. Por exemplo, a pessoa que chamo de estressada pode ter um ótimo raciocínio lógico e me ajudar em alguma área ou atividade que não domino”, define a especialista.

4.    Organize-se: Identifique os seus pontos fracos e seus pontos fortes no trabalho e use isso a seu favor. Use lembretes, agenda, quadros… Enfim, tudo para evitar perder tempo e prazos. Observe também a organização da sua mesa de trabalho e da sua sala. Um ambiente limpo e agradável contribui muito para o seu bem-estar e produtividade.

5.    Seja otimista: Cumprimente as pessoas, sorria e faça o possível para encarar os problemas da melhor maneira possível. Isso vale para todas as áreas da sua vida e é um exercício diário. Atitudes positivas, também contaminam: experimente sorrir mais, fazer elogios sinceros e oferecer ajuda,  para ver como o ambiente ao seu redor pode ficar muito mais agradável. A Nova Gestões é uma empresa que está há 39 anos em Curitiba e região metropolitana. Atende clientes de todos Brasil e é especialista em assessoria e educação financeira. Quer conhecer como essa empresa que investe tanto em seus colaboradores consegue manter-se líder no seu segmento? Entre em contato pelo telefone (41) 3616-7700.

Related Posts

Write a comment