- Inflação e desemprego têm afastado consumidores dos empréstimos – Nova Gestões

Inflação e desemprego têm afastado consumidores dos empréstimos

Inflação e desemprego têm afastado consumidores dos empréstimos

Uma pesquisa recente do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) mostrou que os brasileiros estão preocupados em manter as contas em dia. O cuidado com as finanças se reflete em um dado que demonstra uma leve recuperação do mercado financeiro: a procura por crédito caiu 4% em no último mês,  segundo a pesquisa. Mas afinal, por que a busca por empréstimos diminuiu?

Apesar dos esforços de trabalhadores, empresários e gestores públicos pela volta de tempos mais prósperos, a economia nacional não tem dado grandes sinais de recuperação, como já era, inclusive, previsto. O gerente geral de contas, Willian Victor Moreira, trabalha com negociação de dívidas de pessoas que atrasaram as prestações de veículos, para ele, o Brasil saiu de uma onda de estímulo ao consumo intensa e agora atravessa um período em que muitos brasileiros estão tendo dificuldades para honrar seus compromissos financeiros. “A negociação de qualquer dívida precisa ser efetiva e eficiente, pois estamos diante do cenário econômico onde a questão do desemprego tem mudado a dinâmica de gastos de muitas famílias. As pessoas estão mais receosas em gastar e emprestar. Tivemos uma reunião recente com economistas, em São Paulo, e a previsão é de diminuição da inflação, mas para o desemprego a solução não será tão rápida assim”, explica o gerente.

O desemprego e a inflação estão freando a busca por crédito. No entanto,o próprio SCPC avalia que a perspectiva de redução dos juros, os brasileiros voltem a procurar o auxílio bancário para honrar seus compromissos financeiros e planejar novos gastos. Você está com dúvidas de como ‘esticar’ o salário e pagar as contas em dia sem precisar de empréstimo? Algumas dicas de planejamento financeiro podem ajudá-lo nesta etapa. Confira aqui 4 dicas sobre finanças para seguir em 2017.

 

 

Related Posts

Write a comment