Janeiro: mês bom para procurar trabalho!

procurar_emprego
O começo do ano renova a esperança de muitos brasileiros. É época de planejar e começar a tirar as metas no papel. É nesta época, que muitos saem em busca de novas oportunidades de trabalho e, em Curitiba, a procura por novas vagas tem gerado movimentação atípica.

Nos primeiros dez dias úteis deste mês, os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), localizados nas Ruas da Cidadania, fizeram 11.896 atendimentos a trabalhadores. O número é maior do que o registrado durante todo o mês de dezembro de 2017, quando foram registrados 7.083 serviços. O maior número de atendimentos é para cadastro do trabalhador, busca de vagas e encaminhamentos para entrevistas de emprego.

O diretor de Relações do Trabalho, Cesário Ferreira Filho, explica que o aumento do número de atendimentos nos primeiros dias de janeiro é comum.

Segundo o Sistema, a demanda nos postos aumenta também em função dos jovens que aproveitam as férias escolares para fazer a carteira de trabalho e o cadastro no Sine e buscam um possível encaminhamento para vagas de emprego.

De 2 a 15 de janeiro, os postos do Sine das Ruas da Cidadania realizaram 7.844 cadastros de trabalhadores, busca de vagas, encaminhamentos para entrevistas. O segundo serviço mais procurado foi de emissão de carteira de trabalho, com 2.602 solicitações. Em seguida ficaram as habilitações para o seguro-desemprego, com 1.450 atendimentos.

Vagas – Atualmente, Curitiba e municípios da região metropolitana estão com 873 vagas disponíveis, principalmente para operador de telemarketing (180), auxiliar de cozinha (55) e auxiliar de limpeza (52).

Há ainda cinco vagas de nível superior para nutricionista, analista de desenvolvimento de sistema, analista fiscal e engenheiro mecânico na área de ar-condicionado.

 

Com informações de: Prefeitura Municipal de Curitiba

Write a comment