Perda ou roubo de documentos no carnaval: o que fazer?

roubo

O Brasil tem uma tentativa de fraude a cada 16 segundos, e as pessoas precisam ficar atentas. Em grandes eventos como Carnaval, cresce o risco de perda ou roubo de documentos. Isso faz aumentar as chances de ser vítima de fraude. Saiba o que fazer nesses casos para proteger o seu nome.

Quem perdeu os documentos ou foi roubado pode cadastrar um alerta gratuito na Serasa. Assim, você diminui as chances de ser vítima de fraude.

Com esse alerta, a empresa informa as empresas que consultarem o seu CPF sobre a perda ou roubo dos documentos. Assim, as empresas passam a pedir mais comprovações para evitar possíveis fraudes.

Além de fazer o alerta para diminuir as chances de ser fraudado, é importante fazer Boletim de Ocorrência (BO). Em caso de perda ou roubo de documento, é importante fazer o registro para nenhum fraudador utilizar o seu nome.

Confira outras dicas de segurança:

1. Evite sair de casa com todos os documentos originais;

2. Se for para algum lugar que não solicita documento original, procure ir com uma cópia simples ou autenticada;

3. Guarde documentos, cartões e cheques no bolso da frente da calça ou em algum lugar escondido dentro da bolsa;

4. Não perca de vista seus documentos de identificação quando solicitados. Do mesmo modo, não deixe que atendentes de lojas e outros estabelecimentos levem seus cartões bancários para longe de sua presença sob a desculpa de efetuar o pagamento;

5. Tome cuidado ao digitar a senha do cartão de débito/crédito na hora de realizar pagamentos, principalmente na presença de desconhecidos;

6. Não informe os números dos seus documentos quando preencher cupons para participar de sorteios ou promoções de lojas.

Com essas dicas, você conseguirá aproveitar qualquer festa sem dor de cabeça. Mas se você já perdeu os documentos ou foi roubado no Carnaval, não se esqueça de fazer o alerta.

Editado de: Serasa

Write a comment