Procon-PR realiza pesquisa de Páscoa

ovos-chocolate-pascoa

Entre os dias 05 à 07 de março, o Procon-PR (departamento vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos) realizou a pesquisa comparativa de preços de Páscoa de 2018. Foram comparados os preços de tabletes de chocolates, caixas de bombons e ovos de seis marcas pré-definidas. Só fizeram parte da comparação os itens comercializados em no mínimo dois dos estabelecimentos visitados. O objetivo da pesquisa é oferecer uma referência ao consumidor através dos preços médios obtidos dentro…

Vendas do comércio crescem 4,8% em janeiro no Paraná

diadospais

O consumo das famílias segue em recuperação no Paraná e aos poucos retoma o ritmo de antes da recessão brasileira. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram um avanço de 4,8% nas vendas do varejo em janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado. As vendas cresceram principalmente entre bens duráveis, como móveis e eletrodomésticos, com aumento de 15% na comparação com o janeiro do ano…

Receita paga hoje (15) lote residual do Imposto de Renda

porquinhopoupança

Já está disponível, a partir desta quinta-feira (15), a restituição residual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2008 a 2017. A Receita Federal está pagando mais de 102 mil contribuintes que ainda tinham dinheiro a receber do fisco. São mais de R$ 210 milhões em restituições. Para saber se o dinheiro foi liberado, basta acessar o site da Receita ou ligar no número 146. Quem esperava receber a restituição, mas não teve o recurso depositado, deve ir a qualquer…

Perda ou roubo de documentos no carnaval: o que fazer?

roubo

O Brasil tem uma tentativa de fraude a cada 16 segundos, e as pessoas precisam ficar atentas. Em grandes eventos como Carnaval, cresce o risco de perda ou roubo de documentos. Isso faz aumentar as chances de ser vítima de fraude. Saiba o que fazer nesses casos para proteger o seu nome. Quem perdeu os documentos ou foi roubado pode cadastrar um alerta gratuito na Serasa. Assim, você diminui as chances de ser vítima de fraude. Com esse alerta, a…

Vai viajar no Carnaval? Veja dicas para pegar a estrada com segurança

carnaval

Entre os feriados nacionais, o Carnaval é um dos períodos mais críticos do calendário devido ao enorme fluxo de veículos nas rodovias federais e estaduais .Segundo a Polícia Rodoviária Federal foram registrados durante o Carnaval de 2017, 1.696 acidentes de trânsito (com 140 vítimas fatais). A imprudência da condução e falhas mecânicas são os principais causadores dos acidentes.Veja algumas dicas para aproveitar os dias de folga em segurança: Planeje: o planejamento inclui também, além do trajeto, a checagem com o…

Janeiro: mês bom para procurar trabalho!

procurar_emprego

O começo do ano renova a esperança de muitos brasileiros. É época de planejar e começar a tirar as metas no papel. É nesta época, que muitos saem em busca de novas oportunidades de trabalho e, em Curitiba, a procura por novas vagas tem gerado movimentação atípica. Nos primeiros dez dias úteis deste mês, os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), localizados nas Ruas da Cidadania, fizeram 11.896 atendimentos a trabalhadores. O número é maior do que o registrado…

Após três anos de queda, venda de ônibus e caminhões tem alta de 5%

caminhao-onibus-1

O setor de ônibus e caminhões do país comercializou 67.168 unidades novas durante o ano passado, com alta de 5,05% em relação a 2016, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave). Apenas os ônibus apresentaram alta de 10,66% e os caminhões, de 3,53%. Ônibus e caminhões tiveram alta de 12,03% no mês de dezembro, na comparação com novembro. Houve alta de 44,74% quando comparado a dezembro de 2016. Considerando somente o segmento de ônibus, o crescimento…

Táxi, Uber ou caro? Saiba qual deles é o mais econômico

porquinhopoupança

Que a Nova Gestões é especialista em conseguir descontos, você já sabe. Aqui, no nosso blog, você encontra periodicamente, uma novidade, orientação ou sugestão para ajudá-lo a poupar tempo e dinheiro. Afinal, queremos continuar sendo seu parceiro depois do pagamento das dívidas. Hoje, a dica é uma calculadora – de fácil uso – para saber se, no final do mês, compensa manter o carro, andar de Uber ou usar o táxi. Para cálculos mais precisos, fique atento nos valores como…

Entrega amigável: uma opção para quem quer sair das dívidas com o financiamento

Imagem: Portal Uol

Pode parecer assustador quando o operador de telemarketing sugere que o cliente entregue o seu carro para quitar as parcelas do veículo que estão atrasadas. A primeira vista, a proposta parece um péssimo negócio, entretanto muitos brasileiros têm optado por essa saída após uma análise mais minuciosa da situação. Mas, afinal de contas, quais os benefícios da entrega amigável? O gerente de cobranças Alvir da Silva é especialista em acordos de entrega de veículo e explica como funciona o processo…

Número de devedores cai, mas valor da dívida permanece estável

Os brasileiros estão tentando sair da crise como podem. O esforço para honrar as dívidas é um dos demonstrativos de un início, ainda tímido, de recuperação econômica. Em novembro, o  número de consumidores endividados no Brasil ficou estável, em relação a outubro deste ano, com uma variação de 0,15%. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Em todo território nacional,  59,9 milhões de pessoas tem alguma conta em…